• Nome scientifico: Vitex agnus-castus, Verbenaceae
  • Nomes em Nova Iorque: alfazemão, alfazema, alfazema-prima-da-maconha, *vence-tudo dos Hispanos
  • Outros nomes em português: Alecrim-de-caboclo, alecrim-de-angola, pau-de-angola, jureminha 
  • Nome em espanhol: Vencedor
  • Nome em Inglês: Vitex, chaste tree, chasteberry

 

  • Onde pode ser encontrada: Esta planta pode ser facilmente encontrada em todos os 5 municípios de Nova Iorque a partir da primavera até o início do inverno. Considerada uma planta ornamental pelos Americanos, ela é facilmente encontrada nas entradas de prédios, em parques, jardins comunitários e outras áreas verdes espalhadas pela cidade. Ela também pode ser encontrada em lojas de plantas, tais como as do ‘Flower District’ e no 'Union Square Market' de Quarta-feira. Durante o inverno, estas lojas talvez sejam a melhor opção. Às vezes é possível encontrar esta espécie em Botànicas com o nome de 'vencedor' (ver abaixo), mas isto é raro, pois na maioria das vezes, o 'vencedor' vendido nas botànicas é uma espécie muito parecida chamada Vitex trifolia. Veja maiores esclarecimentos abaixo.
  • *Nota sobre disponibilidade desta planta: 

Vitex agnus-castus é tradicionalmente conhecido em Cuba pelo nome 'vencedor'. Entretanto, uma espécie extremamente semelhante, a Vitex trifolia também pode receber este nome (veja os textos de Marie Melander na página de Outros recursos). Interessantemente, maioria das vezes que visitei botánicas no Harlem e no Bronx eu encontrei Vitex trifolia sendo vendida como 'vencedor'. Entretanto, em raras ocasiões, também vi Vitex agnus-castus sendo vendida com este nome. 

Distinguir Vitex agnus-castus de Vitex trifolia com base nas suas folhas, a única parte da planta geralmente disponível nas botánicas, é complicado.  Vitex agnus-castus possuem folhas com 5 a 7 folíolos (ou 'dedos') bastante finos, enquanto as de Vitex trifolia possuem folhas com 3 a 5 folíolos, os quais são um pouco mais grossos. 

 

  • Substituição do 'vence-tudo brasileiro' pelo 'vence-tudo dos hispanos':

Durante minhas pesquisas eu encontrei vários praticantes que usam o Vitex agnus-castus da mesma forma que no Brasil, e o chamam de 'alfazemão, alfazema-prima-da-maconha, etc'. Entretanto eu também observei que um outro número de praticantes também usa esta planta como ‘vence-tudo dos Hispanos’, em substituição do 'vence-tudo Brasileiro', o qual é extremamente difícil de encontrar em Nova Iorque. 

Substituições de espécies que não são mais disponíveis por outras semelhantes foi um dos principais estratagemas usados pelos Iorubas e outros Africanos para se adaptarem à flora do Brasil. Por favor note que a substituição de uma espécie por outra não é necessariamente errado. As vezes, é a única forma de evitar que um conhecimento acabe sendo erradicado, o que pode acontecer quando há falta de material vegetal.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentários deixe sua mensagem abaixo. Somente textos relacionados a plantas serão aceitos.

Também não serão publicados ou transmitidos quaisquer materiais que viole ou infrinja os direitos de terceiros, ou que sejam ameaçador, abusivo ou que possam ameaçar a privacidade alheia.

Leave a Reply